Autoridade de domínio: Seu site mais forte nas buscas (SEO)
Aprenda o que é autoridade de domínio e como essa métrica afeta o posicionamento do seu site no Google e em outros buscadores.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Se você tem um site comum, blog ou ecommerce, com certeza quer ele bem posicionado no Google, certo? Principalmente para as palavras-chave que são diretamente relacionadas com o seu negócio.
Se você já tem conhecimento sobre o assunto, sabe que essa tarefa é muitas vezes bem complexa e exige tempo, além de um ótimo trabalho de SEO (otimização para os sites de buscas).
Um projeto de SEO conta com muitas tarefas e a escolha do domínio é importante! Muitas vezes vale mais a pena comprar um domínio do que registrar um novo, sabia disso? Vamos lá, vou explicar!
Se preferir, acesse "Autoridade de domínio: Seu site mais forte nas buscas (SEO)" no YouTube.
Autoridade de domínio
A autoridade de domínio, também conhecida como DA (Domain Authority), é uma métrica dentro do SEO que mostra a relevância do endereço do seu site dentro da internet, numa pontuação que vai de 0 a 100.
Essa métrica é apenas uma das várias criadas pelas empresas que trabalham com SEO. A DA foi criada pela Moz, que possui também diversas ferramentas para otimizar seu site.
Vale sempre lembrar que um bom DA não garante bom posicionamento no Google, mas ajuda e muito na processo geral. É como ter uma loja física na sua cidade com anos de funcionamento e ótima reputação, isso ajuda na captação de novos clientes, mas o que garante a satisfação é oferecer um serviço de qualidade.
Como verificar a autoridade do domínio
Existem diversas ferramentas na internet para verificar o DA, umas pagas e outras gratuitas. Basta você pesquisar por "domain authority checker" que várias vão aparecer.
A ferramenta escolhida vai pedir o domínio, então basta entrar com o seu, algo como seudominio.com.br e iniciar a verificação. O resultado será sua pontuação, entre 0 e 100.
Se o seu domínio registrado for novo, com certeza vai ter uma pontuação abaixo de 10, já que a idade é um dos fatores. O número e qualidade de backlinks em outros sites que apontam para o seu, e a reputação das páginas que você publica são outros dois pontos importantes.
Você pode verificar o DA de qualquer domínio, então que tal testar o facebook.com? Você vai ver uma pontuação de quase 100! Mas não fique com inveja, se preocupe com o DA do seu site e concorrentes.
Como aumentar o DA? O que é PA?
Essa não é uma tarefa fácil e envolve muito trabalho, dedicação e paciência, pois o resultado é em longo prazo. O importante é não desanimar, pois é algo possível de se fazer.
Como disse anteriormente, um ponto que aumenta o DA é a idade do domínio. É sempre bom comparar isso com o mundo físico, ou seja, uma loja que já está no mercado há 10 anos usa isso como marketing positivo, é a mesma lógica.
Uma outra métrica bem conhecida é a PA, Autoridade da Página. Como seu site tem várias páginas e o resultado de buscas na internet é baseado nelas, quanto mais páginas com PA alto, melhor.
As páginas do seu site devem ter conteúdo de qualidade, esse é o seu produto! Com elas prontas, as pessoas precisam ficar sabendo que elas existem, e para isso as redes sociais podem ajudar.
Por último e mais importante, outros sites devem indicar as páginas do seu site usando as palavras-chave que você deseja se tornar relevante, e isso é feito com links, chamados também de BackLinks.
Consiga backlinks de qualidade para ter resultado positivo.
SEO e a padaria da esquina
Para fechar esse post, eu quero deixar um exemplo comparando SEO com o nosso mundo físico. Com certeza tem uma ou várias padarias perto de você, então como escolher uma delas?
Você pode pensar em vários critérios para escolher a sua padaria (site e DA), mas com certeza a qualidade dos produtos (páginas) e as indicações de conhecidos seus (links) vão ser os principais. Isso faz com que você (redes sociais) indique (links) a padaria para outras pessoas e até empresas (site e DA), que podem também indicar a padaria (backlinks) para outras empresas e pessoas.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!