O que é Data Layer e como usar com Tag Manager e GA4
Aprenda o que é a Data Layer (camada de dados) e como ela ajuda o Google Tag Manager a coletar dados do seu site e enviar para ferramentas externas como o Google Analytics.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Tag Manager
Se você tem um site e trabalha com Google Tag Manager e Google Analytics 4, chegou a hora de trabalhar também com a Data Layer, ou Camada de Dados.
A Data Layer é uma camada oculta que uma página de um site pode ter e nela são colocados dados importantes que podem ser coletados por ferramentas como o Tag Manager.
▶ Se preferir, acesse "O que é Data Layer e como usar com Google Tag Manager e Analytics" no YouTube.
Por exemplo, imagine um site de receitas onde temos uma página para cada receita. A página tem uma foto, texto e nome do autor, como na imagem a seguir:
Com o Tag Manager instalado no seu site usando uma tag padrão do Analytics, um page_view é enviado sempre que a página é carregada, então é possível analisar as receitas mais acessadas. Mas e se eu quiser analisar os page_views por autor? Isso não é possível por padrão.
A análise por autor só será possível com o envio do nome junto com o page_view da receita. O Tag Manager pode capturar o nome do autor que aparece na página, mas se essa informação estiver na camada de dados, tudo fica mais fácil.
Como verificar a camada de dados?
Você pode verificar a Data Layer usando o Tag Assistant ou através de uma extensão instalada no seu navegador. A Data Layer checker é uma delas e funciona muito bem no Chrome:
Como inserir dados na Data Layer?
Você deve alterar a programação do seu site e rodar um script antes da chamada para o código do contêiner do Tag Manager, como no exemplo a seguir:
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
dataLayer.push({'post_autor': 'maria '});
<!-- código do Tag Manager aqui -->
</script>
Se o seu site é feito em alguma plataforma pronta ou fechada, ex: WordPress, Shopify, Loja Integrada..., você pode tentar o uso de algum plugin ou cobrar a equipe técnica para colocar os dados que precisa na Data Layer.
Como coletar dados da Data Layer com Tag Manager?
Você pode coletar dados da Data Layer usando uma variável do Tag Manager do tipo Camada de Dados. Basta colocar o nome da variável definida, que no nosso caso seria post_autor.
Enviando page_view com autor para o Analytics 4
Você pode enviar o autor do post junto com o page_view para o Analytics 4 usando uma tag padrão e definindo um parâmetro adicional, seguindo os passos a seguir:
- Crie uma tag do GA4 padrão no Tag Manager
- Em campos a serem definidos, adicione post_autor.
- Coloque o valor do campo puxando a variável criada da camada de dados, ex: {{var_data_layer_autor}}
- Publique as alterações
- Acesse uma receita do site
- No Analytics 4, entre no relatório Tempo Real
- No card Eventos, aguarde o evento page_view aparecer e clique nele para acessar os parâmetros
- Procure por post_autor e clique para ver o valor
Com a coleta funcionando como o esperado, você deve registrar o parâmetro como uma dimensão do Google Analytics 4 para assim conseguir fazer as análises.
No Analytics 4, clique em Configurar > Definições personalizadas > Dimensões > Criar dimensão. Coloque o nome da dimensão e informe o nome do parâmetro no escopo de evento. Após essa configuração, em algumas horas ou um dia, você poderá usar a dimensão criada nos relatórios e Explorador.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!