O que é utm_source?
Aprenda o que é o parâmetro utm_source e como ele pode ajudar na identificação da origem do tráfego que chega até seu site, como de campanhas de marketing
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
O utm_source é um parâmetro UTM que pode ser adicionado na URL final dos seus anúncios na internet para identificar a origem do tráfego gerado corretamente, normalmente com a ferramenta Google Analytics.
Confira como instalar o Google Analytics 4 (GA4) de 5 formas diferentes no seu site.
Vamos analisar um exemplo. Imagine que você colocou um banner pago em alguns sites do José. Quando um usuário clicar, ele será levado para a página https://seusite.com.br/paginadevendas do seu site.
Nessa página você tem textos, imagens e vídeos, tudo para converter o usuário, ou seja, fazer com que ele execute uma ação esperada por você, sendo a mais comum uma compra.
Com o Google Analytics (GA4) é possível fazer análise do tráfego para saber de onde as pessoas chegam e o que elas fazem na página. A ferramenta consegue identificar corretamente o site de origem do tráfego na maioria dos casos, mas você pode forçar um valor com o utm_source.
Por exemplo, em todos os banners podemos configurar o seguinte link de destino:
https://seusite.com.br/paginadevendas/?utm_source=sitesdojose
Os usuários irão clicar nos banners e cair na página de vendas normalmente, é transparente para eles, mas no Google Analytics (GA4) você terá tudo mapeado para as dimensões de origem do tráfego e assim saberá quantidade de acessos e conversões:
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!