Sessões, engajamento e rejeição no Google Analytics 4
Aprenda o que são sessões do Google Analytics 4 (GA4) e quando elas são engajadas, além das taxas de engajamento e rejeição para a análise do seu website.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você utiliza o Google Analytics 4 no seu dia a dia para analisar o tráfego do seu site, é fundamental entender muito bem o que são Sessões, Sessões Engajadas, Taxa de Engajamento e Taxa de Rejeição.
Historicamente, as regras para chegar nessas métricas mudaram com o tempo e outras são relativamente novas, sendo assim, se você é usuário antigo do Google Analytics, algumas dessas mudanças podem parecer estranhas, mas na verdade são melhorias.
A Sessão é a base para o entendimento de todas as métricas e assuntos relacionados, portando vamos analisar esse item importante do GA antes de tudo.
Quanto tempo dura uma sessão Google Analytics?
Uma sessão do Google Analytics GA4 é o tempo que o usuário fica interagindo com o conteúdo do seu site ou app, da entrada até a finalização que acontece automaticamente após 30 minutos de inatividade. Sempre que uma sessão é iniciada, automaticamente o GA coleta um evento chamado session_start.
Nos relatórios do GA e também no Explorador você pode trabalhar com as métricas Sessões (quantidade total de sessões iniciadas) e Sessões por usuário (média de sessões abertas por um mesmo usuário).
Ajustar o tempo limite da sessão no Google Analytics 4
Altere o tempo limite padrão de 30 minutos para sessões Web seguindo os passos a seguir:
- No Administrador, acesse a propriedade desejada
- Clique em Fluxos de Dados e selecione o desejado
- Clique em Definir as configurações da tag
- Em Configurações, clique em Ajustar o tempo limite da sessão
- Altere o valor padrão de 30 minutos
Importante destacar que o tempo de inatividade é sempre reiniciado com as interações do usuário no site, portando uma sessão pode ter muito mais que 30 minutos. Por exemplo, a Maria entrou no site 10:00 e ficou inativa até 10:29, depois disso voltou e acessou alguma página. Na volta o tempo de inatividade foi reiniciado e a sessão continuou ativa.
Seguindo o mesmo exemplo anterior, caso a Maria voltasse ao site 10:31 ao invés de 10:29, a sessão 1 seria finalizada automaticamente e uma nova iniciada.
Sessões no Google Analytics 4 vs Universal
Se você é um usuário de versões antigas do GA, importante saber que o GA4 não cria uma nova sessão quando a origem da campanha muda no meio e nem na virada de um dia para o outro, portanto você pode ter números menores nessa versão mais recente comparado com as sessões no Analytics Universal.
Considerações sobre o BigQuery
Além de acessar a contagem de sessões no relatórios do Google Analytics, você também pode exportar os dados para o BigQuery e consultá-los através de comandos parecidos com SQL.
Usando o BigQuery com Google Analytics é possível calcular o número exato de sessões, pois ele não aplica o método de cálculo eficiente. Esse cálculo tem como objetivo remover sessões inválidas que ocorrem quando o usuário ou seu dispositivo não executam corretamente o carregamento do site ou app.
Por exemplo, nos relatórios do GA você pode ter 1.000 sessões em determinado período e no BigQuery 1.020. A ideia é analisar dados mais brutos no BQ e resultados mais eficientes no GA, mas ambos oferecem a mesma leitura para variações de períodos analisados.
Sessão Engajada
Uma sessão é engajada quando seu tempo dura mais de 10 segundos ou quando o usuário realiza um evento de conversão, ou ainda quando uma segunda página ou tela é carregada. O engajamento tem como objetivo mensurar o quanto seus usuários estão atraídos pelo conteúdo e interessados em interagir mais.
Você pode considerar uma sessão engajada quando o usuário acessar 4 páginas, por exemplo, e isso é uma análise particular sua, mas de forma genérica o GA utiliza as 3 regras citadas anteriormente.
Nos relatórios do GA e também no Explorador você pode trabalhar com as métricas Sessões Engajadas (quantidade total de sessões engajadas) e Sessões engajadas por usuário (média de sessões engajadas por um mesmo usuário).
Altere o tempo mínimo padrão de sessão engajada seguindo os passos a seguir:
- No Administrador, acesse a propriedade desejada
- Clique em Fluxos de Dados e selecione o desejado
- Clique em Definir as configurações da tag
- Em Configurações, clique em Ajustar o tempo limite da sessão
- Altere o valor padrão de 10 segundos
Taxa de Engajamento
A Taxa de Engajamento do GA4 é a porcentagem obtida dividindo a quantidade de sessões engajadas pelo número total de sessões em um período especificado.
Taxa de Rejeição
A Taxa de Rejeição do Google Analytics 4 é a porcentagem de sessões que não foram engajadas, ou seja, é o inverso da Taxa de Engajamento.
Métricas de Sessões, engajamento e rejeição
As métricas de sessões, engajamento e rejeição estão disponíveis nos relatórios do GA4 e também no Explorador, onde é possível criar análises mais detalhes.
O exemplo a seguir exibe em uma análise do Explorador as métricas Sessões, Sessões Engajadas, Taxa de Engajamento e Taxa de Rejeição:
Acesse a documentação oficial do Google Analytics 4 para mais detalhes sobre Sessões, Sessões Engajadas, Taxa de Engajamento e Taxa de Rejeição.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!