Como remover página do Google? (Criada por vírus ou apagada)
Aprenda como remover páginas do Google que foram criadas no seu site por vírus ou que você já apagou, mas que continuam aparecendo nas buscas
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Seu site está com páginas indexadas no Google que você não quer que apareçam? Pode ser sido gerada por vírus ou mesmo uma página que você apagou, mas continua aparecendo nas buscas.
Um site com vírus pode ter vários tipos de problemas e um deles é a geração páginas de forma automática, normalmente com conteúdo e títulos em outros idiomas. E esse problema fica ainda maior quando essas páginas aparecem no Google e outros buscadores.
Já o gerenciamento de páginas do seu site, feito por você mesmo, envolve alterações, criações de novas e remoções. O Google está sempre rastreando e indexando as páginas do seu site, e depois que isso acontece, o conteúdo vai para o índice dele como uma ''cópia''.
Então é comum que, mesmo depois de apagar uma página do seu site, ela ainda apareça no Google por um tempo.
O objetivo deste tutorial é mostrar para você como remover páginas do Google que foram criadas no seu site de forma automatizada por vírus ou que você apagou, mas ainda aparecem nas buscas.
▶ Se preferir, acesse "Como remover páginas do Google? (Vírus ou exclusões)" no YouTube.
Como remover as páginas indexadas no Google que foram geradas por vírus ou que foram apagadas:
- Remova o vírus do site (Somente para site invadido)
- Corrija as vulnerabilidades do site (Somente para site invadido)
- Remova as páginas criadas (Você removeu certo? Deve retornar 404)
- Remova links e referências para as páginas
- Remova links do sitemap
- Verifique o robots.txt
- Solicite a remoção temporária
- Aguarde a remoção definitiva
O vírus
O primeiro passo é remover o vírus e outros scripts maliciosos do seu site. Isso pode ser feito rodando algum plugin de segurança, no caso de sites feitos em plataformas como o WordPress, por exemplo.
É importante também solicitar para a empresa de hospedagem fazer uma verificação no servidor. Por fim, faça melhorias no site com programação ou plugins para procurar e remover as vulnerabilidades, e assim evitar o problema no futuro.
Sites feitos em plataformas como WordPress permitem a instalação de plugins que adicionam funcionalidades. Isso é ótimo, mas ao mesmo tempo pode ser um problema, pois um plugin altera a programação do site e pode criar vulnerabilidades.
Sempre faça backup do seu site e verifique o plugin que será instalado (origem, comentários, compatibilidade e empresa). Se for comprar algum, sempre escolha os originais. E por fim, evite o uso excessivo de plugins.
As páginas
Você deve remover todas as páginas criadas pelo vírus. Mais uma vez você pode encontrar algum plugin para facilitar essa tarefa, mas em alguns casos é um trabalho manual. Se o seu site não foi invadido, você já apagou a página, mas ainda aparece no Google, certo?
Por exemplo, imagine que a página seusite.com.br/pagina-criada-fake foi criada no seu site. A remoção dela deve levar o acesso para um erro 404, ou seja, página não encontrada.
Depois que remover a página, pesquise na internet por HTTP check para encontrar ferramentas de teste. Entre com a URL da página e verifique o status, que deve ser 404. O status também pode ser verificado com o próprio navegador e também pelo Google Search Console.
Os links
Quando as páginas são criadas, normalmente o vírus espalha vários links para elas em outras páginas. No caso de WordPress e outras plataformas, é possível tentar algum plugin para remover esses links.
Se for fazer manualmente, você pode pesquisar na internet por "broken links tool" e encontrar algumas ferramentas que mostram as páginas com links quebrados. Como as páginas fakes foram removidas, links para elas serão quebrados (erro 404), então basta localizar e remover.
O sitemap
O sitemap é um arquivo usado pelo Google para entender melhor a estrutura de páginas do seu site e ele contém os links para as páginas principais.
O vírual normalmente adiciona links para as páginas fakes no sitemap, então ele deve ser limpo. O caminho para o sitemap normalmente fica em seusite.com.br/sitemap.xml, mas não é regra.
Se você usa algum plugin de SEO para a geração do sitemap, faça a verificação do que está sendo gerado. Em alguns casos é necessário remover o plugin e começar novamente, ou ainda gerar o sitemap manualmente ou com outras ferramentas.
O robots.txt
O arquivo robots.txt, que normalmente fica em sitesite.com.br/robots.txt, contém URLs de páginas que devem ser ignoradas pelos robôs rastreadores dos sites de buscas.
Importante analisar se o arquivo existe, pois é opcional, e se existe, como está a lista de regras. Por exemplo, o vírus pode ter alterado o arquivo bloqueando o rastreamento de páginas importantes. Ele ainda pode ter colocado um caminho para um sitemap criado por ele, que também deve ser removido.
As páginas no Google
A remoção das páginas no Google é feita de forma automática com o tempo e não existe regra para isso. Com as remoções e correções feitas, o robô do Google vai entender aos poucos que as páginas não existem mais e não devem aparecer nos resultados.
Você pode "acelerar" o processo de remoção entrando no Google Search Console, opção Remoções. Para quem não conhece, o GSC é uma ferramenta do Google para acompanhar a indexação das páginas, entre várias outras coisas.
Na opção Remoções, você pode solicitar a remoção temporária das páginas criadas pelo vírus. Essa remoção é rápida para casos urgentes e dura 6 meses. Esse tempo é mais que suficiente para o robô do Google entender que as páginas foram removidas de forma permanente.
Com todas as etapas anteriores realizadas, a última delas é aguardar o processo interno do Google e a remoção definitiva das páginas criadas pelo vírus que aparecem nos resultados de pesquisa.
Você pode conferir mais detalhes sobre remoções de páginas do Google na documentação oficial.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!