Te venderam ''primeiro lugar no Google por R$ X''? Será?
Você contratou ou quer contratar um serviço para aparecer em primeiro no Google? Conheça os caminhos e verdades para tornar ou não isso possível
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
O Google é o site de buscas mais utilizado no Brasil, e aparecer em primeiro lugar é o desejo de todos, por isso muitas agências de marketing digital aproveitam para vender o famoso "apareça em primeiro lugar no Google por R$ X". Será que isso é verdade? Simples assim? Existe um valor? Vamos analisar!
O grande objetivo deste post é te ajudar na análise das ofertas do serviço que chegam, passando o básico para que você saiba como tudo funciona. Assim poderá negociar melhor e fechar um negócio real, transparente e bom para ambos, sabendo onde é possível chegar e como.
▶ Se preferir, acesse "Te venderam ''primeiro lugar no Google por R$ X''? Será?" no YouTube.
Em primeiro lugar é preciso separar os resultados do Google em pagos e orgânicos. Os resultados pagos aparecem no topo da lista com a palavra "anúncio" do lado. São empresas que pagam ao Google para aparecer de forma rápida. Já os outros são resultados orgânicos, ou seja, aparecem naturalmente pela relevância e um bom trabalho de SEO feito pelos administradores do site, mas leva tempo.
Depois é preciso entender que cada resultado está relacionado com uma palavra-chave pesquisada. Por exemplo, seu site pode aparecer para "bolo de chocolate" e não para "bolo de doce de leite".
Lembrando que estamos falando de resultados de texto. O Google também pode exibir produtos do Google Shopping, vídeos e locais no mapa, por isso é importante entender certinho com a agência através de qual tipo de anúncio e palavra sua marca aparecerá em primeiro.
Vamos focar nos resultados de texto (pagos e orgânicos), que são os mais desejados. E agora que você já sabe as diferenças, vamos analisar o que foi vendido para você.
Mais uma vez, lembre-se sempre que tudo depende do tipo do anúncio e da palavra, pois temos concorrências, e na grande maioria dos casos não é tão simples assim aparecer em primeiro.
Anúncios pagos
Se a agência ofereceu "aparecer em primeiro no Google com anúncio pago", provavelmente será feito, pois quando se paga para o Google, tudo fica mais fácil, mas mesmo assim não é garantido.
Assim como você está pagando para o Google, outras empresas também estão, então temos uma concorrência, podendo gerar um leilão. Tudo vai depender das palavras-chave escolhidas, qualidade dos anúncios, qualidade da página de destino e também do quanto você está pagando pela palavra desejada.
Considerando que o nome da sua empresa seja "GHTX Moda Masculina", aparecer em primeiro lugar para essa palavra é relativamente simples, pois provavelmente não terá concorrência e o preço da palavra é baixo. Agora, se quiser aparecer para "calça jeans masculina" em primeiro, o trabalho será muito maior e o custo também, pois terá mais concorrência e a palavra é mais cara.
Sendo assim é fundamental que seus anúncios sejam feitos por profissionais capacitados em Google Ads (ferramenta do Google utilizada para criar anúncios pagos em seus produtos), pois senão, além de não aparecer em primeiro, poderá também não ter resultados.
Dicas com campanhas do Google Ads
- Acompanhe as estratégias de perto
- Peça feedbacks diários
- Combine limites de gastos para evitar surpresas
- Leve os cliques para landing pages que convertem, rápidas e acessíveis
- Se não tiver resultados, peça para pausar e ajustar
- Se tiver resultados, invista mais aos poucos
Resultados orgânicos
Aparecer em primeiro lugar no Google em resultados orgânicos para palavras-chave concorridas é o sonho de todos, pois não precisa pagar, mas o trabalho é mais difícil e demorado de se fazer.
Se a agência ofereceu "aparecer em primeiro lugar no Google de forma orgânica", converse sobre quais palavras-chave isso será feito e em quanto tempo, pois não existe mágica e também garantia.
O primeiro ponto é que, para palavras concorridas, o trabalho é demorado e envolve muitas ações. Você vai precisar de bons profissionais de SEO (Search Engine Optimization) que vão dizer exatamente o que fazer, mas lembre-se sempre que não é algo rápido e simples.
Considerando, novamente, que o nome da sua empresa seja "GHTX Moda Masculina", aparecer em primeiro lugar para essa palavra é simples e rápido, pois é um nome único e diferente de empresa que normalmente não é copiado, ou seja, é uma busca muito específica e relacionada com seu site.
Agora, se quiser aparecer para "calça jeans masculina" em primeiro, o trabalho será muito maior, demorado e o custo mais alto, pois os profissionais terão que usar várias estratégias de SEO para TENTAR chegar em um bom resultado, pois temos mais concorrência em uma palavra genérica.
Dicas rápidas para resultados orgânicos no Google (SEO)
- Lembre-se que não existe mágica!
- Não existe resultado garantido
- Seu site precisa de muito conteúdo de qualidade e único
- Tenha um blog no site para geração de conteúdo auxiliar
- Consiga links de qualidade em outros sites apontando para o seu
- Consiga tráfego para seu site
- Importante um site otimizado para todos os dispositivos
- Seu site precisa ser rastreável e indexável pelo Google
- Importante um site com boa experiência de navegação e desempenho
- Seu site precisa seguir as diretrizes do Google
- Use o Google Search Console para monitorar a indexação do seu site
- Use o Google Analytics para monitorar o tráfego
- Acompanhe de perto as tarefas executadas pela agência
- Cobre uma estratégia bem definida de geração e divulgação de conteúdo
- Trabalhe com vídeos e redes sociais
São dicas superficiais, por isso é fundamental procurar bons profissionais ou se especializar em detalhes sobre o assunto através de cursos, artigos, tutoriais e documentações oficiais.
E o custo?
Se uma empresa quiser vender para você "apareça em primeiro lugar no Google por R$ X", desconfie e peça o máximo de detalhes sobre o oferta, pois como vimos aqui, existem muitas possibilidades.
Se o anúncio for pago, terá custo com o Google e também com a agência. Importante saber também que o valor é variável, pois está relacionado com as palavras desejadas e o tempo de exibição. Além disso existem várias formas de pagar, sendo a mais comum chamada de CPC (Custo por clique).
Se o resultado prometido for orgânico, não é preciso pagar nada para o Google, mas terá que pagar os profissionais de SEO ou otimizar seu site por conta própria.
Não é uma tarefa simples e rápida, portanto comece sem pressa e com paciência, seguindo as dicas superficiais apresentadas aqui e estudando cada vez mais o assunto. Por exemplo, faça uma busca aqui no meu site por "SEO" e veja a quantidade de tarefas relacionadas. O custo é alto e indireto!
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!