Tipos de metas do Google Analytics
Conheça os tipos de metas disponíveis no Google Analytics e faça as escolhas corretas na hora de configurar seu site para acompanhar os objetivos alcançados.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Este conteúdo é sobre as propriedades do Google Analytics Universal (GAU ou GAv3).
Se você usa o Google Analytics para acompanhar o tráfego do seu site, é possível também configurar algumas metas, assim você consegue medir se o seu site está atingindo os objetivos desejados. É muito comum também se chamar uma meta concluída de conversão.
Hoje o Google Analytics oferece 5 tipos de metas, então vamos conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de cada uma e assim escolher o tipo de configuração correta para cada situação.
Meta do tipo Destino
O tipo de meta Destino é o mais comum. Com ele você pode configurar uma página do seu site como objetivo e sempre que o usuário acessar essa página, uma meta concluída será contabilizada.
Imagine um site com um formulário de cadastro na página site.com.br/cadastro. Assim que o usuário preenche os dados e clica em "Enviar", o site faz o processamento e exibe a página site.com.br/sucesso com uma mensagem de sucesso.
Neste caso a configuração da meta seria /sucesso, pois não é necessário informar o domínio.
Meta do tipo Duração
O tipo de meta Duração permite que você configure como objetivo o tempo da sessão do usuário.
Imagine que seu site tenha como foco o engajamento do usuário e tempo de permanência. Neste caso, você pode criar uma meta Duração com 5 minutos. Se a sessão do usuário chegar nesse tempo, uma meta concluída será contabilizada.
Meta do tipo Páginas / Telas por Sessão
O tipo de meta "Páginas / Telas por Sessão" permite que você configure como objetivo a quantidade de páginas ou telas que o usuário visualiza em uma sessão.
Imagine que seu site seja um blog, com o objetivo de fazer com que os usuários acessem a maior quantidade possível de páginas para leitura e navegação. Neste caso, você pode configurar uma meta do tipo "Páginas / Telas por Sessão" com o valor 10 e sempre que um usuário acessar essa quantidade de páginas, uma meta concluída será contabilizada.
Meta do tipo Evento
O tipo de meta Evento é o mais complexo, mas permite opções de controle. Com ele você pode criar uma meta baseada em um evento personalizado, criado previamente por você.
Imagine que você tenha uma página no seu site que o grande objetivo é fazer com que o usuário "role" a tela até o final para consumir o conteúdo. Esse tipo de controle não é feito na configuração padrão do Google Analytics. Uma forma de verificar essa ação do usuário é através de eventos.
Um evento, depois de criado, pode ter uma categoria, ação, rótulo e valor. Com essas informações, você pode criar uma meta sobre o evento, informando esses dados.
Meta do tipo Inteligente
O tipo de meta Inteligente é destinado para as pessoas que utilizam o Google Ads para fazer anúncios pagos nos produtos do Google, como o buscador e YouTube, por exemplo.
O Google irá utilizar inteligência artifical para identificar as visitas que mais interagem com o site e criar metas automáticas, com mais chances de conversão.
Para qualificar seu site para as metas inteligentes, além de usar o Google Ads, os cliques em anúncios pagos devem gerar, pelo menos, 500 sessões em 30 dias. Esse número pode mudar, então fique de olho nas documentações oficiais.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!