5 hábitos que deixam seu site WordPress mais lento
Confira 5 hábitos que você pode ter e que deixam seu site WordPress mais lento, prejudicando a experiência do usuário e também a classificação no Google.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Se você tem um site WordPress e se preocupa com a experiência do usuário e também com a classificação nos resultados de pesquisa do Google (SEO), ter um site rápido é um dos requisitos para o sucesso.
Trabalhando com o WordPress no dia a dia, é comum que o usuário tenha alguns hábitos que podem levar tudo a perder e deixar o site mais lento. Será esse o seu caso?
Carregar imagens sem otimizar
É comum subir imagens para o WordPress sem pensar em resolução e tamanho físico. Por exemplo, será que você precisa subir uma imagem com 5000x2500 pixels e 4MB? Provavelmente não.
Como uma imagem "pesada" afeta diretamente a velocidade de carregamento do site, hoje o WordPress conta com tratamento interno para deixar as imagens mais "leves" e responsivas, mas mesmo assim o ideal é que você trate as imagens antes de subir para poupar processamento do servidor.
O WordPress sempre vai manter a imagem original na biblioteca e também vai usar essa imagem como base para fazer o tratamento interno e carregar as versões otimizadas no site.
Considere utilizar softwares como o Photoshop ou até mesmo ferramentas online para cortar e otimizar o tamanho das imagens. Além disso, procure escolher o tipo correto (ex: jpg para fotos e não png) e utilizar formatos de imagens modernos, como webp, por exemplo.
Usar plugins para tudo
Com certeza esse é o hábito mais comum, e compreensível pela proposta do WordPress, que é justamente facilitar a vida dos profissionais web, principalmente dos que não possuem muito conhecimento técnico.
Sempre que um plugin é instalado, mais código de programação é injetado, deixando o carregamento mais lento. Além disso, podem acontecer conflitos com outros plugins ou versão do WordPress.
Considere utilizar a menor quantidade possível de plugins. Se precisar de uma nova funcionalidade, pesquise antes por "Como fazer tal coisa sem plugin no WordPress".
Se mesmo assim tiver que instalar, procure pesquisar sobre o plugin. Tente descobrir as mudanças geradas no código, compatibilidade com a versão do WordPress e depoimentos de outros usuários. E não esqueça de fazer backup do site antes.
Colocar muitos códigos de terceiros
É muito comum que o administrador de um site queira fazer integração com outras ferramentas Web e redes sociais. Entre as mais comuns temos YouTube, Google Maps, Facebook e Instagram.
Sempre que uma integração é feita, com ou sem plugin, vários códigos são carregados de outros domínios no momento em que o usuário acessa o site, e esses códigos são chamados de terceiros. A regra é muito simples: quanto mais códigos de terceiros, mais lento será o carregamento das páginas.
Você pode conferir esses carregamentos com ferramentas web de auditoria, como o Google PageSpeed, ou até mesmo pelo navegador usado. No Chrome, faça CTRL + SHIFT + I para chamar o Dev Tools > aba Network e dê um F5 para recarregar.
Considere utilizar a menor quantidade possível de códigos de terceiros. Por exemplo, se precisar colocar o Google Maps com a localização da sua empresa em uma página, coloque uma imagem do mapa e deixe um link para o usuário ver no Google Maps.
Deixar muito lixo
Um hábito muito comum é deixar lixo, ou seja, coisas que você não vai precisar mais. Você apagou um post e deixou na lixeira para recuperar depois. Mas vai recuperar mesmo ou vai ficar lá para sempre? O mesmo vale para imagens carregadas na biblioteca e outros recursos.
Talvez você não sinta diferença, mas o seu servidor e banco de dados sempre vão buscar as informações necessárias entre todas, inclusive as desnecessárias que estão ocupando espaço. Isso pode deixar o processamento e resposta do servidor mais lentos.
Considere eliminar tudo que não vai utilizar, mas torne isso um hábito, assim não deixa acumular.
Escolher um tema pelo visual
É muito comum escolher um tema para o site pensando apenas no visual e recursos que ele oferece. Um tema com muitos recursos visuais e recursos, carrega mais código interno ou de terceiros, deixando o site mais lento.
Antes de escolher um tema, lembre-se sempre que MENOS É MAIS! Será que você precisa de efeitos visuais? Será que precisa de 10 tipos de letras?
Considere pesquisar sobre o desempenho e recursos que um tema carrega antes de comprar e instalar no seu WordPress. É possível, por exemplo, pegar o endereço de testes do tema e rodar em ferramentas como PageSpeed, GTmetrix e WebPageTest.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!