Como achar links quebrados no seu site (SEO)
Aprenda a importância dos links internos e externos no seu site para uma boa classificação no Google e como monitorar esses links para identificar os quebrados e outros que são prejudiciais para SEO.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
O processo de otimização de sites para buscas (SEO) é composto de várias etapas e áreas distintas. Um dos trabalhos que deve ser feito é sobre os links do site, que podem ser internos ou externos.
Ambos os tipos são importantes em uma página, pois ajudam os robôs do Google e de outros buscadores a seguir essas ligações e encontrar outras páginas, facilitando o processo de descoberta de conteúdo. O mesmo vale para os usuários reais do seu site, que podem acessar novas páginas com praticidade.
Os links internos podem ser usados para criar uma estrutura de conteúdo relacionado entre páginas do seu site, já os links externos (outbound links) são importantes para "dar votos de confiança" para páginas de outros sites na web, com conteúdo relacionado também.
▶ Se preferir, acesse "Como identificar links quebrados no seu site (SEO)" no YouTube.
É fácil perceber a importância dos links para os buscadores e usuários, pois através deles diversas páginas são descobertas o tempo todo. Mas e se o robô do Google encontrar um link quebrado? E seu o usuário clicar em um link que leva para uma página que não existe? (Erro 404)
Um link quebrado acontece quando sua referência não existe mais ou não pode ser acessada.
Se o seu site tem muitos links quebrados, na prática é como indicar para várias pessoas uma loja que não existe mais ou está fechada. Isso causa uma frustração para a pessoa que seguiu a indicação, perda de tempo e muitas vezes dinheiro gasto com locomoção.
Você não quer que seu site indique uma página que não existe para o Google e usuários, certo?
Na web as indicações são feitas com links e elas são essenciais para um bom trabalho de SEO. Mas como visto anteriormente, um link quebrado pode gerar um efeito contrário, então eles devem ser monitorados.
Como identificar os links quebrados
Existem diversas ferramentas na internet que ajudam no monitoramento de links de um site. O Google Search Console (link interno) é uma ótima ferramenta para isso, mas a proposta dela é algo mais amplo, ou seja, com vários outros tipos de monitoramentos.
Mas como o nosso foco é descobrir links quebrados, existem ferramentas específicas para isso. Você pode pesquisar na internet por "broken links checker". Uma dessas ferramentas é a drlinkcheck.com (link externo), que além de links quebrados, ela mostra links externos, bloqueados, entre outros.
O exemplo anterior não identificou links quebrados. Com o resultado em mãos e detalhes dos links, você pode ir em cada página e fazer as correções, se necessárias.
Vale sempre lembrar que ao criar um link externo no seu site, você tem a opção de não dar o "voto de confiança" para a página de destino, assim você evita problemas com os robôs, pois eles não irão seguir a ligação. Nós chamamos isso de "nofollow" e pode ser feito assim:
<a rel="nofollow" href="https://www.outrosite.com/pagina">Página destino</a>
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!