O que são contas, propriedades e fluxos no Google Analytics?
Entenda como as Contas, Propriedades e Fluxos de Dados do Google Analytics 4 (GA4) funcionam para fazer as melhores configurações de acordo com o cenário.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Ao trabalhar com o Google Analytics 4, é fundamental entender muito bem as diferenças entre Conta, Propriedade e Fluxo de dados para criar as melhores configurações de acordo com cada caso.
Você pode fazer dois tipos de análises desses itens do Google Analytics, sendo uma mais simples, com o objetivo de criar soluções padrão, e uma outra avançada e detalhada, sabendo exatamente os impactos das suas escolhas na hora de configurar os recursos disponíveis.
Se você estiver iniciando com Google Analytics, será sempre instruído pelo assistente a criar primeiro uma Conta, depois uma Propriedade e por fim um Fluxo, sem muitas opções de configuração nesse primeiro momento, pois o objetivo é fornecer o básico inicialmente.
Não temos um item mais importante que o outro, mas sim uma hierarquia. Lembre-se sempre que um Fluxo de Dados permite a coleta dos dados no seu site ou aplicativo. Já uma Propriedade organiza vários Fluxos de Dados e seus relatórios. Por fim, a Conta organiza diversas Propriedades. Sendo assim, temos uma Conta no nível superior da hierarquia, depois Propriedades e Fluxos.
Você sempre poderá acessar as Contas, Propriedades e Fluxos de Dados do Analytics através do Administrador da ferramenta com todas as configurações possíveis.
O que é um Fluxo de Dados do Google Analytics
Um Fluxo de Dados permite a coleta das ações do usuário dentro do seu site ou aplicativo, e envio para os servidores do Google Analytics em formato de eventos e parâmetros (GA4), que depois são processados e transformados nos relatórios e consultas que você poderá acessar.
Se você tem uma empresa com site e aplicativo, poderá criar um fluxo de dados web e outros dois de aplicativo (android e ios) dentro da mesma propriedade, unificando a visão de todos os produtos nos mesmos relatórios.
O que é possível fazer e configurar com um fluxo de dados web do Analytics 4:
- No momento da criação, definir seu tipo, ex: web para sites
- Copiar o ID da métrica para configuração em plataformas web
- Definir e configurar os eventos da métrica otimizada (coletados automaticamente, ex: rolagens de tela)
- Copiar instruções para a instalação do Google Analytics com Tag Global ou Tag Manager
- Criar eventos personalizados, ex: click_banner_home
- Modificar eventos
- Configurar a vinculação de domínios
- Definir tráfego interno
- Ajustar tempo de sessão
O que é uma Propriedade do Google Analytics
Uma propriedade pode armazenar vários fluxos de dados e fornecer para esses fluxos diversas configurações de nível superior, como por exemplo o fuso horário e moeda que serão utilizados. Além disso, uma propriedade organiza todos os relatórios que você usará nas análises.
O que é possível fazer e configurar com uma propriedade do Analytics 4:
- Definir fuso horário e moeda base para os relatórios
- Criar fluxos de dados
- Gerenciar usuários que podem acessar a propriedade e seus fluxos
- Configurar regras e permissões de coleta de dados, ex: Google Signals e Personalização de Anúncios
- Configurar tempo de retenção de dados
- Criar regras de filtros de dados
- Importar dados externos
- Configurar os métodos usados para associar eventos a usuários
- Configurar o modelo de atribuição de crédito pela conversão
- Configurar integrações do Analytics com ferramentas externas
Lembre-se sempre que o usuário com acesso a uma propriedade pode também acessar os fluxos de dados dela. Além disso, todos os fluxos de dados compartilham as configurações da propriedade e isso deve ser analisado com cuidado na hora de escolher entre criar mais de um fluxo.
O que é uma Conta do Google Analytics
Uma conta é o elemento de nível mais alto e pode armazenar várias propriedades, e por esse motivo é usada para organizar os relatórios e configurações de uma empresa que pode ter vários sites e aplicativos.
O que é possível fazer e configurar com uma conta do Analytics 4:
- Organizar várias propriedades
- Permitir o compartilhamento de dados com outros produtos e serviços do Google
- Permitir a troca de dados anônimos para comparativo de mercado
- Permitir que equipes do Google acessem sua conta quando necessário
- Aceitar termos de processamento de dados da GDPR
- Gerenciar usuários que podem acessar a conta
- Gerenciar itens excluídos
Lembre-se sempre que o usuário com acesso a uma conta pode também acessar suas propriedades e fluxos. Além disso, todas as propriedades compartilham as configurações da conta e isso deve ser analisado com cuidado na hora de escolher em qual conta criar suas propriedades.
Onde estão as Vistas do Google Analytics
As Vistas do Google Analytics são muito utilizadas na versão Universal e anteriores da ferramenta, e servem para criar visões para um conjunto específico de dados.
Por exemplo, com uma Vista é possível visualizar todos os relatórios carregando somente os dados de acessos de usuários que moram no Brasil, tudo baseado em filtros.
Além dos filtros, existem diversos recursos como Metas; Agrupamento de Conteúdo; Configurações de Ecommerce; Métricas Calculadas; Segmentos; entre vários outros.
No Google Analytics 4 as Vistas não existem mais, mas os recursos relacionados sim, implementados e utilizados de formas diferentes. Isso pode ser um problema para muitos usuários, mas é uma questão de acostumar com novas maneiras de utilizar a ferramenta.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!