Guia Redirect 301: Como fazer e testar redicionamentos de URLs
Aprenda tudo que precisa sobre o redirecionamento 301, teoria e prática em SEO (como fazer e testar), e aplique no seu site para evitar conteúdo duplicado e informar ao Google as URLs principais.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
O Redirect 301 serve para redirecionar o usuário e buscadores, como o Google, para uma nova URL ao acessar (rastrear) uma antiga. Existem diversas maneiras de fazer isso, mas o redirecionamento 301 é o correto, pois informa que o conteúdo mudou permanentemente de endereço.
Exemplos da utilização do Redirect 301
Imagine um site com 5 anos de vida e uma boa classificação nos buscadores para diversas palavras-chave, ou seja, todas as páginas já estão indexadas no Google, cada uma com seu endereço (URL) próprio, e existem diversos sites na internet com links que levam para essas páginas.
O dono do site decide então refazer (modernizar) o site, mas manter todo o conteúdo. Isso é muito comum de acontecer com diversos sites na internet, mas essa tarefa deve ser feita com muito cuidado para manter o SEO atual e a boa classificação no Google e outros buscadores.
O cuidado principal é manter a mesma estrutura de URLs de páginas ou fazer um redirecionamento 301 das antigas para
as novas. Por exemplo, se hoje existe a URL site.com/blog/posts/pagina
e na nova estrutura ela terá o endereço
site.com/blog/pagina
, nesse caso deve ser feito o Redirect 301.
Você também pode aplicar o Redirect 301 para manter apenas uma forma de acesso ao seu site, evitando que o Google entenda como conteúdo duplicado. Por exemplo, se o seu site permite o acesso com www e também sem ele, uma boa prática é escolher apenas um.
Redirect 301, 302, erro 404, sucesso 200 e mais
Você pode estar se perguntando: "Entendi o redirect, mas o que é esse 301?". Toda vez que uma página na internet é acessada, o servidor retorna um código de status HTTP, informando a situação do pedido.
O status 200 é o de sucesso, ou seja, se você acessar um página do seu site e o servidor conseguir processar tudo certinho, o status correto de retorno deve ser o 200, mas como verificar isso?
Você pode pesquisar na internet por HTTP Checker e várias ferramentas online e gratuitas vão aparecer. Aí basta entrar com a URL desejada e verificar o status HTTP de retorno.
O Google liga para esses códigos HTTP? Sim! Redirecionamento permanente deve ser o 301. Redirecionamento temporário deve ser o 302. Página não encontrada deve retornar 404. Isso é bom para o SEO do seu site.
Uma ótima ferramenta para monitorar erros do seu site é o Google Search Console. Na verdade trata-se de um conjunto de ferramentas com o objetivo de monitorar a indexação do seu site no Google.
Como fazer o Redirect 301?
Existem diversas formas de fazer o redirect 301, depende do site. Importante lembrar que esse trabalho é técnico, então o recomendável é que seja feito por um profissional da área para não ter problemas.
Caso não seja técnico e seu site utilize alguma plataforma, como o WordPress, por exemplo, existem plugins que podem ajudar no trabalho, inclusive o próprio WordPress já faz isso ao atualizar uma URL.
Confira algumas formas de fazer redirect 301:
htaccess
#página antiga para nova
Redirect 301 /old-page.html /new-page.html
#domínio antigo para novo
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^velhosite.com [NC,OR]
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.velhosite.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ https://novosite.com/$1 [L,R=301,NC]
#acesso com www ou http para sem www e https
RewriteCond %{HTTPS} off [OR]
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\. [NC]
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^(?:www\.)?(.+)$ [NC]
RewriteRule ^ https://%1%{REQUEST_URI} [L,NE,R=301]
PHP
<?php
Header( "HTTP/1.1 301 Moved Permanently" );
Header( "Location: http://www.novaurl.com.br" );
?>
Ruby on Rails
def old_action
headers["Status"] = "301 Moved Permanently"
redirect_to "http://www.novaurl.com.br/"
end
ColdFusion
<.cfheader statuscode="301" statustext="Moved permanently">
<.cfheader name="Location" value="http://www.novaurl.com.br">
ASP
<%@ Language=VBScript %>
<%
Response.Status="301 Moved Permanently"
Response.AddHeader "Location","http://www.novaurl.com.br/"
%>
ASP.NET
<script runat="server">
private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e)
{
Response.Status = "301 Moved Permanently";
Response.AddHeader("Location","http://www.novaurl.com.br");
}
</script>
JSP (Java)
<%
response.setStatus(301);
response.setHeader( "Location", "http://www.novaurl.com.br/" );
response.setHeader( "Connection", "close" );
%>
CGI PERL
$q = new CGI;
print $q->redirect("http://www.novaurl.com.br/");
Para testar o redirect 301, você pode pesquisar na internet por "HTTP Checker" e usar uma das diversas ferramentas online e gratuitas disponíves.
Para finalizar, vale muito lembrar que o uso de redirecionamentos deve ser feito de forma moderada, então evite ao máximo. Se mesmo assim precisar fazer, use o status correto e faça apenas um redirecionamento entre páginas. Essa é uma boa prática de SEO para o seu site.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!