Onde estão as 8 métricas principais do Analytics (GA4)?
Aprenda como encontrar as 8 principais métricas do Google Analytics Universal, disponíveis em Público-alvo, nos relatórios do novo Google Analytics 4 (GA4).
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você usa o Google Analytics Universal no seu dia a dia para mensurar o tráfego do seu site, com certeza já viu ou começou a usar também o Google Analytics 4.
▶ Se preferir, acesse "Google Analytics Universal vs Analytics 4: onde estão as 8 principais métricas?" no YouTube.
No Google Analytics Universal temos 8 métricas principais:
- Usuários
- Novos Usuários
- Sessões
- Sessões por usuário
- Visualizações de páginas
- Visualizações de páginas por sessão
- Duração média da sessão
- Taxa de rejeição
Mas como encontrar essas métricas no Google Analytics 4, já que ele é totalmente diferente? Sim, o funcionamento do Analytics 4 é diferente da versão Universal, e você precisa se adaptar.
Quando o usuário chega no GA4, é natural procurar pelos recursos que temos na versão Universal. Sendo assim, provavelmente você sentiu falta de um relatório de Público-Alvo com as 8 métricas mais simples que temos, mas ao mesmo tempo muito úteis e diretas.
A maioria das métricas você pode encontrar nos diversos relatórios que temos distribuídos ou através do Explorações, que é um conjunto de ferramentas para análises personalizadas e avançadas.
O Google Analytics está em constante evolução, portanto você poderá ter mais opções no futuro para encontrar as métricas, além das que são apresentadas neste tutorial.
Usuários e Novos Usuários
As métricas Usuários e Novos Usuários podem ser encontradas no relatório de Aquisição > Visão Geral da aquisição, ou no Explorações > Métricas Usuários ativos e Novos usuários.
Sessões e Sessões por usuário
Quando o assunto é sessão, tenha em mente que no GA4 temos dois tipos: engajadas e não engajadas. Uma sessão será engajada por padrão quando o usuário ficar pelo menos 10 segundos no site, acessar duas páginas ou telas, ou fazer uma conversão.
Outro ponto importante é que tudo no Analytics 4 é baseado em eventos. Sendo assim, quando uma sessão do usuário é iniciada, um evento session_start é disparado.
Você encontra as métricas de Sessões nos relatórios de Aquisição e Engajamento. A métrica Sessões por usuário você encontra em Engajamento > Eventos > session_start > Contagem de eventos por usuário.
Já no Explorações, você pode montar sua análise com as métricas Sessões, Sessões por usuários, Sessões engajadas e Sessões engajadas por usuário.
Visualizações de páginas e Visualizações de páginas por sessão
No relatório Engajamento > Páginas e telas você encontra as métricas Visualizações e Visualizações por usuário, mas não por sessão, e o mesmo vale para o Explorações. Isso hoje, mas o GA4 pode liberar em suas atualizações.
Para encontrar as métricas Visualizações, Visualizações por sessão e Visualizações por sessão, entre no relatório Engajamento > Eventos > page_view.
Duração média da sessão
A métrica Duração média da sessão você encontra no relatório Engajamento > Visao Geral > Tempo médio de engajamento por sessão. No explorações use a métrica Tempo de engajamento médio por sessão.
Taxa de engajamento
No Google Analytics 4 temos a métrica Taxa de Engajamento no lugar da Taxa de Rejeição do Google Analytics Universal. Ela é calculada dividindo Sessões engajadas por Sessões.
Para encontrar a métrica Taxa de Engajamento, entre nos relatórios de Aquisição. Já no Explorações, procure pela métrica Taxa de Engajamento.
Confira aqui a documentação oficial do Google Analytics Universal e 4.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!