Subdomínio ou Subpasta: o que é melhor para SEO?
O que é melhor para o SEO e classificação do seu site nas buscas: subdomínios ou subpastas para o blog novo, loja ou landing page?
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Websites e SEO
Você tem um site funcionando há anos no domínio seusite.com e decidiu criar um blog pra gerar conteúdo, uma loja virtual e também uma landing page promocional.
Então surgem perguntas como: onde colocar? devo criar uma subpasta (também chamada de subdiretório) ou usar um subdomínio? O que vai ser melhor para o SEO e classificação nas buscas? Posso perder pontos no Google?
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Se você quiser colocar um blog no seusite.com, com subdomínio o endereço poderia ficar algo como blog.seusite.com; já com subpasta ficaria algo similar a seusite.com/blog.
Segundo o próprio Google, através de seu chefe de tendências de pesquisa John Mueller, subdomínios e subpastas são tratados da mesma forma para SEO, basta escolher um e manter por longo tempo.
Confira o vídeo de John Mueller e outros no canal oficial do Google Webmasters no YouTube.
Mas na prática, o que já vi e vejo na área de SEO é que tudo pode ser diferente. Então, como decidir qual estrutura de links é mais adequada para o seu site?
Para ajudar na escolha entre subdomínio e subpasta, juntei alguns pontos importantes sobre cada opção com base na minha experiência diária; conversas com outros profissionais; testes de empresas proprietárias de softwares para SEO e vídeos de profissionais brasileiros e estrangeiros.
Quando usar subdomínio?
Pontos positivos e negativos sobre subdomínio para o SEO do seu site:
- Ideal para tratar o conteúdo como entidade separada da principal.
- Subdomínios tendem a agrupar suas palavras-chave de forma separada.
- Ideal para versão do site em outro idioma.
- Subdomínios podem confundir os robôs.
- Endereço final atrativo para marketing. Ex: blog.seusite.com.br
- Ideal para landing pages promocionais e temporárias.
- Indicados para conteúdo tematicamente diferente do principal.
- Configuração mais complexa.
- Ferramentas de marketing podem exigir configurações separadas.
- Cuidado: Subdomínios podem diluir a densidade das palavras-chave do domínio principal.
Quando usar subpasta?
Pontos positivos e negativos sobre subpastas (subdiretórios) para o SEO do seu site:
- Melhor escolha para SEO.
- Ideal para aumentar a autoridade do domínio.
- Ideal para sites pequenos, com pouca diversidade de conteúdo.
- Facilidade de configuração e manutenção.
- Endereço final pode ficar maior e menos atrativo. Ex: www.seusite.com.br/blog
- Subpastas podem aumentar a densidade das palavras-chave para o domínio principal.
- Não existem configurações adicionais.
- Cuidado: Mantenha a mesma qualidade de estrutura e conteúdo nos sites das subpastas.
Agora é com você! Faça uma análise detalhada dos seus objetivos e com base nos pontos citados, monte sua estratégia para ter o melhor resultado.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
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Abraço e até a próxima!