Em qual parte do HTML devo colocar a tag do Analytics?
A recomendação oficial é que a tag de acompanhamento do Google Analytics seja colocada como primeiro item do cabeçalho (HEAD), mas alguns sites não fazem isso.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Quando você cria uma propriedade no Google Analytics, um código é gerado para inserir no seu site: a famosa Tag de Acompanhamento. Mas afinal, em qual parte do HTML essa tag deve ser inserida?
O Google Analytics "diz" para você colocar como primeiro item da tag HTML HEAD
:
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
INSERIR A TAG AQUI
...
Pergunta: Eu posso colocar em outra parte? E por que eu faria isso? Posso ter problemas?
Resposta: Você pode colocar em outro ponto e pode ter problema, tudo depende do seu site.
Se preferir, acesse "Em qual parte do HTML devo colocar a tag do Analytics?" no YouTube.
O Google diz para você colocar logo no começo da tag HTML HEAD
, porque se tiver algum outro script antes e esse gerar algum problema
crítico, a tag do Google Analytics pode não ser executada.
Se você tem controle total sobre os scripts do seu site e tem certeza que não vai ter problema crítico,
pode colocar o script do Google Analytics depois de outros no HEAD
, mesmo não sendo recomendado.
Por mais que o Google Analytics "diga" para colocar no começo do HEAD
, no
exame GAIQ de 2020, a resposta correta para essa pergunta é "antes da tag de fechamento HEAD
", ou seja, no final dela.
E por que eu colocaria no fechamento da HEAD
? Para organização de código e também para dar preferência de carregamento para outros scripts
críticos. Pensando nisso, muitos sites até colocam a tag do Google Analytics fora do HEAD
e dentro
do FOOTER
, ou seja, no final do código HTML da página.
Antigamente (ainda vejo muito hoje em dia), todos os arquivos CSS (visual da página) e scripts JavaScript (comportamento da página) eram carregados
dentro do HEAD
, comprometendo o desempenho, pois um bloqueia a execução do outro.
Já hoje em dia, o tempo de carregamento da página é muito importante para a experiência do usuário
e SEO, então uma boa prática é carregar no HEAD
apenas recursos críticos para a renderização da página e ainda dinamicamente.
Hoje é possível carregar scripts de maneira assíncrona e usar pré-carregamentos de recursos, por exemplo, na tag Global do Analytics
temos <script async src="https://www.goog...
, isso quer dizer que será carregada paralelamente e sem bloquear a renderização, mas
mesmo assim pode ser uma boa prática colocar no final do HTML.
Você pode avaliar o desempenho de carregamento das páginas do seu site utilizando o Google PageSpeed, que faz uma auditoria e aponta os pontos que podem ser melhorados.
A conclusão que tiramos é que não existe certo ou errado, tudo vai depender de como seu site está estruturado, os recursos que ele carrega e quais são seus objetivos.
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!