O que são Usuários, Sessões e PageViews no Google Analytics
Aprenda o que são Usuários, Usuários Novos, Usuários Ativos, Client ID, User ID, Sessões e Visualizações de Páginas no Google Analytics para fazer análises corretas do tráfego do seu site.
PUBLICADO POR AYLTON INACIO
Tutoriais e Artigos > Google Analytics
Se você tem um site comum, blog ou ecommerce, com certeza precisa medir e analisar o tráfego que ele recebe, e uma das melhores ferramentas para fazer isso é o Google Analytics.
Ao configurar o Google Analytics no seu site, diversos dados são capturados em cada acesso do usuário e transformados em relatórios estratégicos, compostos por dimensões e métricas.
Uma métrica é o que você deseja mensurar, já uma dimensão é a perspectiva de análise. Por exemplo, nos últimos 30 dias o meu site teve 10.000 usuários do estado do Rio de Janeiro. Neste caso temos a métrica Usuários e as dimensões Data e Estado.
▶ Se preferir, acesse "O que são Usuários, Sessões e PageViews no Google Analytics" no YouTube.
Dentro do Google Analytics existem diversas Métricas e Dimensões, e neste post você vai entender as diferenças entre Usuários, Usuários Ativos, Usuários Novos, Sessões e Visualizações de Páginas.
Usuários no Google Analytics
Quando uma pessoa acessa seu site pela primeira vez, ela é considerada um Novo Usuário. Neste momento o Google Analytics grava um cookie no navegador dessa pessoa com uma identificação exclusiva, chamada de Client ID.
Em acessos futuros dessa mesma pessoa, o Google Analytics irá verificar a presença do Client ID e em caso positivo, esse usuário será classificado como Usuário Recorrente.
Já um Usuário Ativo é aquele que acessa seu site pelo menos uma vez dentro de um intervalo de tempo, contando do dia atual da análise para trás. Uma pessoa que acessa seu site uma vez por ano é considerada ativa? E uma vez por mês? E uma vez por semana? Não existe regra, você define.
Algumas observações importantes:
Importante destacar que o cookie com o Client ID fica gravado no dispositivo utilizado para acessar o site, sendo assim, um acesso futuro feito de um dispositivo diferente, como um celular novo, irá gerar uma identificação diferente e o usuário será classificado como novo.
Se o seu site tiver conteúdo privado que só pode ser acessado com login e senha, você pode enviar essa identificação do usuário para o Google Analytics configurando o recurso User ID, assim será possível analisar o comportamento do usuário entre dispositivos diferentes.
Um Usuário Recorrente pode ser considerado Novo nos relatórios, desde que a data do seu primeiro acesso esteja para trás e fora do período analisado.
Sessões e Visualizações de Páginas
Quando um usuário acessa seu site, uma Sessão é aberta, que é o tempo que esse usuário navega pelo conteúdo, e todas as suas ações ficam associadas com essa Sessão. Um usuário pode abrir mais de uma sessão no mesmo dia ou em dias diferentes.
Uma Sessão expira por padrão em 30 minutos de inatividade do usuário, e esse tempo é renovado a cada interação. Por exemplo, se o usuário acessar o site e ficar 20 minutos parado, depois voltar a acessar uma página ou executar um evento de interaction, o tempo para expiração volta aos 30 minutos.
Já uma Visualização de Página é o acesso feito em uma URL específica do site. Por exemplo, se o usuário acessar a home, depois a página A e por fim a página B, tivemos 3 visualizações.
Tudo que foi apresentado é sobre o funcionamento padrão do Google Analytics e de maneira resumida. Agora é hora de entrar em detalhes sobre cada assunto, aqui no meu site ou canal do YouTube. Por exemplo, se o usuário abrir uma sessão, fechar o navegador e voltar, será aberta uma nova sessão?
Então é isso, eu espero que você tenha gostado desta publicação. Fique à vontade para compartilhar nas suas redes sociais para ajudar na divulgação e crescimento do site.
Aproveite para se inscrever no meu canal do YouTube e também na News do site pra ficar por dentro das novidades em artigos, tutoriais e cursos online.
Abraço e até a próxima!